segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Muita leitura...



Projeto incentivando a leitura

Justificativa:

                Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
                      Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
                     Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
                     A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
                  Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.

Objetivos:
* Incentivar a leitura e o contato com os livros;
* Tornar a leitura um ato prazeroso;
* Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para a leitura que se torne um hábito familiar;
* Estimular o interesse pela leitura de diferentes portadores de textos;
* Ampliar o vocabulário;
* Interpretar, concluir e levantar hipóteses;
* Permitir a livre-expressão do que a criança ouve, vê, sente, pensa, imagina, gosta, etc.;
* Estimular a reflexão de um mesmo texto ou história;
* Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas;
* Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros;
* Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos e tirinhas em quadrinhos;

METODOLOGIA
                     Através de uma sacola ou caixa de livros feita os alunos farão a leitura em sala de aula individualmente, coletivamente, conforme o planejamento da professora  e também podem levar livros para a casa para que sejam lidos com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
                    Essa caixa ou sacola ficará na escola no período de duas semanas e em seguida será enviada a outra escola, havendo assim um rodízio de caixas e sacolas de leitura.

AVALIAÇÂO
                     Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor no seu cotidiano, do interesse e da participação em grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário