segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Viajando...



VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA

 APRESENTAÇÃO
                        Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
         Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos terão em sua sala de aula uma “Sacola” contendo vários livros de estórias infantis.
No final de cada bimestre a turma irá confeccionar seus próprios livretos.

JUSTIFICATIVA
           As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
           Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
       Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
       Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS
- Incentivar o gosto pela leitura;
- Conhecer histórias variadas;
- Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras;
- Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros;
- Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
- Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura;
-Proporcionar situações de leitura compartilhada;
-Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
- Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
-Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios;
-Participação em situação de conto e leitura de histórias;
-Escuta atenta e interessada de histórias;
-Observação e manuseio de livros;
- Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala;
- Produzir textos de vários gêneros;
-Confecciona livretos.

                                                    METODOLOGIA BÁSICA
A professora junto com seus alunos deverá confeccionar uma “sacola” ou “mala” da leitura com diferentes livros de histórias. Essa sacola ficará durante um bimestre na escola, e durante este período a aluna terão a oportunidade de ler todos os livros que estão dentro da sacola. O rodízio da leitura fica a critério da professora.
Em cada bimestre a professora deverá explorar um gênero textual e no final produzir junto com os alunos livretos de acordo com o gênero.
Esses livretos serão colocados dentro da sacola, que no próximo bimestre irá para outra escola, pois haverá uma trocar de sacola entre as escolas rurais.


                                                    CRONOGRAMA

Durante todo o ano letivo.


                                                         AVALIAÇÃO
            Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.









Escrevendo



PROJETO PRODUZINDO TEXTOS



JUSTIFICATIVA
Torna-se cada vez mais urgente e tão importante quanto criar o hábito e o gosto pela leitura, incentivar a produção textual. Talvez não seja exagero dizermos que 90% das pessoas não gostam de escrever, e que 80% da culpa são dos professores. Não apenas os de português, claro, mas de todos aqueles que submeteram seus alunos a questionários chatos, composições sobre as férias, exercícios pouco criativos e cópias intermináveis do quadro-negro, entre outros instrumentos de tortura.
          Em muitos casos talvez seja tarde para reverter tamanha aversão às Letras, mas nunca para minimizá-la. O primeiro passo é deixar que a criatividade faça parte do processo de redação, mas o assunto sobre o qual se escreve também é fundamental: quantas vezes o aluno é obrigado a passar um ano inteiro (quando não dois ou três) respondendo às perguntas sobre o que quis dizer o autor tal na obra que o aluno leu por obrigação? Escrever sobre a vida real, com seus problemas e suas delícias, ou mesmo sobre a ficção que habita o imaginário dos alunos, não é apenas mais interessante: é também mais produtivo.
“A preocupação básica é levar o aluno não apenas ao                conhecimento da gramática de sua língua, mas, sobretudo, ao desenvolvimento da capacidade de refletir, de maneia crítica, sobre o mundo que o cerca e, em especial, sobre a utilização da língua como instrumento de interação social – isso é feito mediante a compreensão, a análise, a interpretação e a produção de textos verbais.” (Cazarin -1995, p.5-6).

PÚBLICO-ALVO
          Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
OBJETIVOS
* Promover e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a escrever prazerosamente,
* Preparar os alunos para a produção dos respectivos gêneros, fazendo uso da língua culta, aprimorando-a, e principalmente, despertar o gosto pela escrita; 
* Dar condições para que o aluno faça suas produções de forma espontânea;
* Aperfeiçoar quanto à produção de textos em geral;
 * Ser capaz de proceder autocorreção dos textos;
 * Compreender as leituras produzidas;
 * Demonstrar segurança em sua escrita e raciocínio lógico;
 * Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;

METODOLOGIA
           Cada professora receberá um caderno padronizado no qual fará suas produções com os alunos.
                       Em seguida irão produzir textos coletivos e individuais, fazer a reestruturação junto com os alunos para que os mesmo adquiram essa habilidade.
Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos, para que o mesmo não sinta dificuldade de pensar sobre o assunto.
Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.
                   Colocar alguns dos textos dos alunos no caderno de textos que será enviado todo bimestre ao Departamento de Educação, para valorizar a produção, ou seja, evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.

CRONOGRAMA

                   Durante todo o ano letivo.

AVALIAÇÃO
          Os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades.

Dinâmicas para Produção Textual
01 - Palavra Importante
Desenvolvimento:
          Proponha aos alunos que pensem numa palavra muito importante para eles, uma palavra que gostam muito, que gostam de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida.
                    Depois de eleita a palavra esta deve ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço duplo.
                    O professor deve propor que durante um tempo determinado cada um registre em forma de diagrama o maior número de palavras que mantenham relações de sentido com a palavra central.
 Exemplo:
redonda futebol time
campo BOLA grama
Santos camisa gol

                     Num segundo momento, com os alunos sentados em círculo, para que o clima fique informal, todos devem apresentar suas palavras centrais, preferidas.
                     Constatar os alunos que elegeram a mesma palavra central e as demais que mantém relação com a mesma. Fazê-los observar se com a mesma palavra central os alunos possam ter escritos palavras diferentes relacionadas. Provocar para que em cada caso os alunos dêem exemplos de outras palavras que possam estar relacionadas com a central. Indagar se todas realmente são relacionadas à central, e porque as são.
                     No final da apresentação várias palavras centrais e outras relacionadas a elas terão surgido, e através delas o professor deverá levar os alunos a perceberem.
                     A importância da escrita nas relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; suas preferências e seus sentimentos.
                     A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida deve constar. É interessante deixar os alunos livres para escrever uma composição, um poema, uma história...
                     O intuito é que os alunos tenham ânimo em escrever, caso seja atingido o interesse e engajamento esperado sairá belas produções textuais.
Idéia:
                     Podem ser corrigidas todas as composições num segundo dia, juntamente com os alunos, registrando-as, uma a uma no quadro e analisando as formas corretas ou incorretas gramaticais e ortográficas.
          Após todas as composições corrigidas e rescritas montar um livro da turma, com capa, ilustrações e onde constem todas as produções textuais. O livro pode ser xerocado e divulgado na escola e para os responsáveis.

02 - A letra da Frase
Desenvolvimento:
         Os alunos podem estar dispostos da maneira que quiserem, a primeira criança deverá falar uma letra em voz alta para que todos possam escutar os demais terão 3 minutos para elaborar uma frase que contenha o maior número de palavras que comecem com a letra determinada. Por exemplo, se a letra determinada fosse "M": Maria e Mário mancharam muitas malhas de Marcelo, mas, Marcelo mostrou-se muito maleável.
      Ganhará a criança que fizer a maior frase. Essa brincadeira é muito divertida.
Depois de brincar a atividade pode ser sistematizada por escrito através de diferentes produções textuais.

03- Confusão         
          Escreva um pequeno texto bastante confuso, sem pontuação e de difícil sentido. A proposta é que os alunos reescrevam o mesmo texto dando-lhe um sentido.
Cabe ao professor combinar com a classe se podem ou não ser acrescentadas novas palavras.

04 - Revistas e Jornais
          Divida a classe em grupos e distribua revistas e jornais velhos. Proponha que recortem palavras, frases e imagens e coloquem-nas dentro de um envelope.
          Os envelopes são trocados e cada grupo terá que organizar um texto com as palavras, frases e imagens que receber.
         Cabe ao professor decidir que gênero textual e adaptar ao nível de sua classe, alunos menores podem criar frases, por exemplo.

05 - Reescrevendo histórias
Procedimentos metodológicos:
*Roda de discussão para modificações ou ajustes no texto que será criado pelo grupo;
* Duplas para fazer a primeira revisão de um trecho escrito por um colega.
 *Faça no quadro-negro ou em um cartaz uma lista, em ordem alfabética, dos contos tradicionais mais conhecidos pela turma.
 * Diariamente, reserve um tempo para ler com a classe às histórias escolhidas.
 * Escolha com o grupo uma das histórias e leve para a classe várias versões para ler com as crianças, destacando semelhanças e diferenças com relação a:
* Tipo de texto
* Organização do texto
* Personagens que compõem a história
* Seqüência em que se desenrola a trama
* Tempo em que as histórias se desenvolvem  cenários
 * Discuta com o grupo algumas características e formas de organização dos contos.
 * Faça um planejamento da escrita. Assegure-se de que o tipo de texto que será produzido foi trabalhado em sala, com a discussão sobre a estrutura dos diálogos e a observação de todos os aspectos textuais. Proponha então a redação coletiva e individual de novas versões para um conto. Por exemplo: "Agora, que vocês já ouviram diversas versões sobre a história 'Os Três Porquinhos', crie a sua, mantendo os principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa etc.”.
* Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.
 *Faça cruzadinhas, jogos de forca ou stop utilizando variações que sistematizem dificuldades ortográficas, como o uso de x, ch, ç, ss, s. O bingo de palavras pode envolver as que apresentaram mais erros.
 * Crie com a classe uma legenda para as correções de texto.
 * Proponha uma revisão dos textos individuais em duplas, usando a legenda criada para correções.
 * Finalize a atividade, pedindo ilustrações para a nova versão do conto e a criação de um livrinho para ser lido por outras classes.
Contextualização:
                    Esta proposta permite que os alunos trabalhem com contos tradicionais, um tipo de texto que a maioria das crianças já conhece ao chegar à 1ª série. Isso proporciona uma situação favorável para se trabalhar com as normas da Língua Portuguesa; os momentos adequados para ler, ouvir, falar e escrever; a utilização de diversos tipos de registros (lista, livro); a linguagem escrita como forma de organização de informações; a maneira culturalmente adequada para escrever.

Sugestões de trabalho interdisciplinar:
                     Em História e Geografia, as crianças poderão trabalhar, com pesquisas sobre a vida no tempo dos castelos.
                      Em Matemática, é possível fazer gráficos e tabelas demonstrando quais contos que têm mais versões, quais as personagens que mais aparecem nas histórias lidas (madrasta, lobo, princesas).
                     Em Artes, proponha uma pesquisa sobre as obras que retratam lugares ou roupas usadas nos contos de fadas, como, por exemplo, as pinturas da Idade Média. A professora pode pedir para que os alunos montem maquetes dos castelos e representações de príncipes, princesas e bruxas. Músicas e danças que eram praticadas nos verdadeiros castelos podem ser pesquisadas e apresentadas aos colegas em forma de sarau.

Aprofundamento de conteúdo:
                   Para aprender a escrever convencionalmente, os alunos criam hipóteses até se tornarem "alfabéticos". Esse processo de aprendizagem da leitura e da escrita completa-se ao longo da escolaridade. Mesmo antes de atingirem esse estágio, os alunos devem tomar contato com vários tipos de textos, pois assim poderão descobrir as suas propriedades, funções sociais e estruturas.
                     Esta proposta contempla dois tipos de textos: contos de fadas e listas. O trabalho favorece a compreensão da linguagem escrita e do código de escrita alfabético.                 O professor precisa conhecer as características dos diversos tipos de textos e criar atividades para que as crianças possam mostrar sua capacidade de produção. Um bom exercício é dar partes de textos para elas escreverem o início, o final ou o meio dessas histórias.
                     Exercer o papel de escritores, revisores e ilustradores, seguindo as normas para apresentação do livro, podem ser procedimentos fundamentais para que se compreendam dados culturais da sociedade.

06 - Brincadeiras
Desenvolvimento:
*Faça com as crianças um roteiro de entrevista para que pesquisem junto aos pais e familiares as brincadeiras de seu tempo de infância. Essa pesquisa pode conter perguntas como: "Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança?", "Quais eram as regras dessas brincadeiras?" ou "Quantas crianças podiam participar?". Solicite que algumas leiam a pesquisa para a classe e que outras contem de memória o que os pais explicaram sobre suas brincadeiras de criança;
*Selecione algumas brincadeiras pesquisadas para, na lousa, junto com as crianças, elaborar as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas. Dessa forma, você estará mostrando às crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção para atender um objetivo específico;
*Agrupe as brincadeiras comuns numa lista e peça que cada dupla de alunos escolha uma brincadeira que será divulgada para as outras turmas da escola por meio de um cartaz com o nome da brincadeira e o jeito de brincar;
*Faça com os alunos uma lista de brincadeiras atuais, colocando-as em ordem alfabética;
*Faça um cartaz com as crianças no qual constem, de um lado, os nomes das brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a divulgação do cartaz na escola;

*Elabore uma cédula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem às brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três delas; Junto com as crianças, faça a apuração das mais votadas, colocando na lousa o levantamento dos dados;
*Divida a classe em três grandes grupos: cada grupo deverá elaborar as regras de cada brincadeira mais votada. Cada grupo será subdividido em duplas que organizarão suas regras no caderno;
*Escreva na lousa as regras das três brincadeiras selecionadas. Para cada brincadeira, as duplas darão, oralmente, suas contribuições que serão negociadas com a classe toda até se chegar ao texto final que melhor esclareça as regras das três brincadeiras selecionadas;
*Estabeleça uma data, um espaço e os materiais necessários para que as crianças coloquem em prática as três brincadeiras escolhidas e comparem-nas com as instruções dadas por escrito: estão claras? Seguem o passo-a-passo da brincadeira? Ajudam na organização? Quais modificações devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficácia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas?

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: músicas, parlendas, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc.
Atividade 1
Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças, como, por exemplo:
- Vocês já ouviram música?
- Que tipo de música vocês gostam?
Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem uma música, de sua escolha. É importante que ao fizer isso o professor tenha em mente seu público de alunos, se são crianças, adolescentes ou adultos.
Depois que ouvirem a música o professor faz outros questionamentos.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
- Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?
Agora, nós vamos ouvir uma história que se chama “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha.
                     Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com os alunos e pergunta se elas gostaram da história, pergunta o que elas acharam mais interessante.
                    O professor, neste momento mostra que tanto a música que elas ouviram como a história são textos, e, que apesar de possuir algumas diferenças, são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores. Por isso é importante que na sala de aula tenha diferentes tipos de textos para auxiliar o professor na explicação e dar a oportunidade aos alunos de conhecer os exemplos.
Atividade 2
          Fazer uma lista na lousa sobre os diferentes tipos de textos que as crianças conhecem. Os alunos continuam sentados em círculo para continuar um clima de diálogo.
Se possível, mostrar às crianças, jornais, revistas, folhetos de supermercados e outros tipos de texto. É importante deixar que as crianças possam folhear os diferentes tipos de textos e falarem às diferenças que existem entre eles.
Atividade 3
         Depois que as discussões sobre diferentes Tipos de Texto forem feitas, e quando o professor perceber que as crianças já são capazes de conhecer a diversidade de gêneros existentes, pedir para que as crianças façam um desenho, sobre a música ou sobre a história que ouviram. Cada aluno fica a vontade para escolher.
Depois disso, o professor, com o auxílio dos alunos coloca os desenhos na parede e pede para que algumas crianças voluntárias expliquem o que desenhou, se optaram por desenhar algo da música ou da história que ouviram.
                    Assim, o professor apresenta mais um tipo de texto, e explica que um desenho, apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o “lêem”.
Sugestões diversas:
- Escrever seu nome e desenhar o seu retrato.
- Desenhar o pai ou a mãe e escrever “meu pai” ou “minha mãe” de acordo com o desenho.
- Desenhar sua família e escrever os nomes.
- Desenhar sua casa, sua família e escrever os nomes
 - Desenhar seus amigos e escrever seus nomes.
- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.
- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira de que mais gosta.
- Escrever sobre seu animal preferido e depois fazer o desenho.
- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e escrever sobre ele.
- Desenhar sua classe e seus colegas e escrever sobre eles.
- Fazer um desenho com base numa história contada e copiar o título.
- Depois de ouvir uma história, fazer o desenho e escrever o que quiser sobre ela.
- Escrever o que quiser sobre uma data comemorativa.
- Montar personagens com material de sucata e, em grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e transcrever a história.
- Fazer uma história tomando por base um Banco de Palavras. A classe decide sobre o que vai escrever, e sugere as palavras que entrarão na história. O professor escreve-as num papel manilha ou na lousa para que as crianças possam recorrer a elas durante a produção.
- Recortar letras de jornais e revistas; montar seu nome e escrever uma frase ou um texto.
- Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida, fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra formada.
- Desenhar um meio de transporte e escrever sobre ele.
- Escrever sobre um profissional que esteve na escola (jardineiro, vidraceiro, entregador de merenda, guarda etc.). As crianças fazem perguntas diretamente à pessoa e depois escrevem um texto.
- Escrever sobre um fato da atualidade (ecológico, social, político, policial etc.). O professor pode aproveitar uma notícia de jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.
- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever sobre ela.
- Depois de assistir a um filme em vídeo, escrever a história.
- Escrever sobre “O que gostaria de ser quando crescer” e desenhar.
- Escrever sobre um recorte de revista. O professor seleciona alguns recortes e cola em folhas; a criança escolhe aquele sobre o qual escreverá.
- Escolher uma letra, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Escrever sobre uma cor. O professor recorta pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas de linguagem. O aluno escolhe a cor sobre a qual quer escrever.
- Escrever sobre uma figura: o professor recorta uma parte de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O aluno deve identificar a figura (distinção parte/todo) e escrever sobre a parte ou sobre o todo.
- Escrever sobre palavras recortadas e coladas em folhas: a criança escreve o que quiser a respeito da palavra.
- Escrever sobre um assunto de Ciências e Saúde e montar um livro. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida, as crianças fazem um texto coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem as ilustrações. Ao terminar, cada criança terá o seu livro.
- Em grupos pequenos de alunos, escreverem uma lista de dez palavras e fazer uma produção.
- Montar um livro com recortes de jornal ou revista. Por exemplo, a criança resolve fazer um livro sobre frutas: ela recorta e cola uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta ou apenas o nome dela.
- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástica etc. O aluno escreve o nome da cor e o que ela significa para ele.
- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se possível, o professor responderá a todos os bilhetes.
- Fazer o Jornal da Classe. Cada aluno faz um trabalho que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho para ser pintado, desenho para ligar os pontos etc. Sob a orientação do professor, eles selecionam os trabalhos e montam o jornalzinho. Cada aluno transcreve seu trabalho para folha e assina. O professor pode contribuir com alguma atividade.
- Escrever um livro. O professor dobra as folhas de papel sulfite no meio, formando o livro, e grampeia. Cada aluno escreve sua história e transcreve cada frase em uma página, faz os desenhos, elabora a capa, escreve o título e assina.
- Escrever um bilhete para um colega. O professor escreve um nome em folhas que serão sorteadas entre as crianças. Cada aluno escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e os alunos têm que identificar quem foi que escreveu o bilhete.
- Contar um sonho que teve e escrever sobre ele.
- Escrever sobre uma experiência vivenciada. Por exemplo, um passeio à feira, ao zoológico etc.
- Escrever sobre uma palavra-surpresa. As crianças escrevem algumas palavras em pequenos papéis e colocam numa caixa: o Tesouro de Nomes. De vez em quando, uma criança sorteia uma palavra que será tema de uma produção.
- Escrever sobre um animal que foi trazido para a classe. Um aluno, ou alguém da escola, traz, escondido um animal e não diz qual é. As crianças conversam com o dono para saber os hábitos, a alimentação, a utilidade e outras características do animal, tentando após a exploração, descobrir qual é.

Para desenvolver a imaginação:
*Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início.
 *Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunos recomporem de outras maneiras a história apresentada
*Peça seus alunos para:
*Observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto (enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa como ele se sente, qual sua finalidade, etc.
 Imaginar e escrever sobre:
*Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
*Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
*O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
*Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
*Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quando mudaria para lá? O que e quem levariam? Solicitar aos alunos:
*Criar um personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá o roteiro conforme achar conveniente. Exemplo de roteiro: Peso e altura: Cor da pele e dos olhos: Idade:
 *Local onde mora (cidade, campo, praia): Companheiros: Profissão: De que mais gosta: De que menos gosta: Está longe ou perto: Qual seu objetivo: Como se comporta diante da chegada de uma pessoa. A partir do roteiro o aluno poderá desenhar o personagem e, usando o código verbal escrito, criar um texto.
*Organizar por escrito uma festa de aniversário
*Imaginar e escrever um diálogo entre:- Duas pessoas - O rio e um barco - Uma porta e uma janela-O lápis e o caderno-A mãe e o filho-A professora e o aluno-A chuva e o vento-A lua e a noite-O sol e o dia-O sorriso e a lágrima.
*Narre acontecimentos para seus alunos solicitando que eles se imaginem como sendo girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo:
Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? De onde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim? Não? Por quê?Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém, num vaso, desenhada em uma folha de caderno?).
   
 PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDEIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o aluno adquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão ajudar.
*Jornal falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão, escolher as noticias que achar mais interessantes, escreve-las e escolher uma forma interessante para apresentá-la aos colegas, como um locutor.
*Entrevista: Escolher uma pessoa e entrevistá-la. Exemplos: - Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anos anteriores, o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com as informações coletadas.
* Entrevistar o diretor da escola, o supervisor, um professor, um serviçal ou um colega sobre sua opinião a respeito de determinado assunto.

 PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:
* Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes não percebido escrever sobre ele;
*Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações, unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o aspecto descoberto, senão encontrar nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.

*Observe sua rua depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.


Muita leitura...



Projeto incentivando a leitura

Justificativa:

                Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
                      Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
                     Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
                     A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
                  Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.

Objetivos:
* Incentivar a leitura e o contato com os livros;
* Tornar a leitura um ato prazeroso;
* Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para a leitura que se torne um hábito familiar;
* Estimular o interesse pela leitura de diferentes portadores de textos;
* Ampliar o vocabulário;
* Interpretar, concluir e levantar hipóteses;
* Permitir a livre-expressão do que a criança ouve, vê, sente, pensa, imagina, gosta, etc.;
* Estimular a reflexão de um mesmo texto ou história;
* Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas;
* Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros;
* Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos e tirinhas em quadrinhos;

METODOLOGIA
                     Através de uma sacola ou caixa de livros feita os alunos farão a leitura em sala de aula individualmente, coletivamente, conforme o planejamento da professora  e também podem levar livros para a casa para que sejam lidos com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
                    Essa caixa ou sacola ficará na escola no período de duas semanas e em seguida será enviada a outra escola, havendo assim um rodízio de caixas e sacolas de leitura.

AVALIAÇÂO
                     Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor no seu cotidiano, do interesse e da participação em grupo.