VIAJANDO NA SACOLA
MÁGICA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o
cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da
compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler
como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso,
possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do
mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos terão em sua
sala de aula uma “Sacola” contendo vários livros de estórias infantis.
No final de cada
bimestre a turma irá confeccionar seus próprios livretos.
JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado
afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à
capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias
aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um
de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as
histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do
contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação
frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores
são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal
espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga
transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da
alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas
mais uma das atividades de escola.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ao 5º ano do
Ensino Fundamental.
OBJETIVOS
OBJETIVOS
- Incentivar o gosto pela leitura;
- Conhecer histórias variadas;
- Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das
letras;
- Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a
troca, a interação e a união entre seus membros;
- Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a
comunicação e a auto-estima das crianças;
- Ajudar
a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a
leitura;
-Proporcionar
situações de leitura compartilhada;
-Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
- Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
-Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
- Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
-Familiarizá-los
com estórias e ampliar seus repertórios;
-Participação em situação de conto e leitura de histórias;
-Escuta atenta e interessada de histórias;
-Observação e manuseio de livros;
-Participação em situação de conto e leitura de histórias;
-Escuta atenta e interessada de histórias;
-Observação e manuseio de livros;
- Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar
em público, inicialmente, perante aos colegas de sala;
- Produzir textos de vários gêneros;
-Confecciona
livretos.
METODOLOGIA BÁSICA
METODOLOGIA BÁSICA
A professora junto com seus alunos deverá
confeccionar uma “sacola” ou “mala” da leitura com diferentes livros de histórias.
Essa sacola ficará durante um bimestre na escola, e durante este período a
aluna terão a oportunidade de ler todos os livros que estão dentro da sacola. O
rodízio da leitura fica a critério da professora.
Em cada bimestre a professora deverá
explorar um gênero textual e no final produzir junto com os alunos livretos de
acordo com o gênero.
Esses livretos serão colocados dentro da
sacola, que no próximo bimestre irá para outra escola, pois haverá uma trocar
de sacola entre as escolas rurais.
CRONOGRAMA
Durante todo o ano letivo.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário