segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Viajando...



VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA

 APRESENTAÇÃO
                        Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
         Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos terão em sua sala de aula uma “Sacola” contendo vários livros de estórias infantis.
No final de cada bimestre a turma irá confeccionar seus próprios livretos.

JUSTIFICATIVA
           As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
           Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
       Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
       Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS
- Incentivar o gosto pela leitura;
- Conhecer histórias variadas;
- Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras;
- Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros;
- Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
- Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura;
-Proporcionar situações de leitura compartilhada;
-Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
- Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
-Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios;
-Participação em situação de conto e leitura de histórias;
-Escuta atenta e interessada de histórias;
-Observação e manuseio de livros;
- Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala;
- Produzir textos de vários gêneros;
-Confecciona livretos.

                                                    METODOLOGIA BÁSICA
A professora junto com seus alunos deverá confeccionar uma “sacola” ou “mala” da leitura com diferentes livros de histórias. Essa sacola ficará durante um bimestre na escola, e durante este período a aluna terão a oportunidade de ler todos os livros que estão dentro da sacola. O rodízio da leitura fica a critério da professora.
Em cada bimestre a professora deverá explorar um gênero textual e no final produzir junto com os alunos livretos de acordo com o gênero.
Esses livretos serão colocados dentro da sacola, que no próximo bimestre irá para outra escola, pois haverá uma trocar de sacola entre as escolas rurais.


                                                    CRONOGRAMA

Durante todo o ano letivo.


                                                         AVALIAÇÃO
            Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.









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